O que faz um Irmão Marista? Conheça o papel dos consagrados
A missão e vocação do Irmão Marista gera impactos na educação e na evangelização. Descubra, neste conteúdo, qual o papel deles na sociedade.
Vocação
24.03.2025 - 10:03:00 | 6 minutos de leitura

A vida de um Irmão Marista é uma verdadeira jornada de entrega e serviço. Todos os dias, dedicamo-nos à educação e à evangelização de crianças e jovens, apresentando o carisma Marista e o amor de Deus por meio da nossa própria vida.
Mais do que tornar Jesus Cristo conhecido e amado por todo o mundo, nós também desejamos formar bons cristãos e virtuosos cidadãos, por isso, inspirados por São Marcelino Champagnat, nosso fundador, vivemos nosso chamado como “uma grande graça”, concretizando o sonho e a missão de Champagnat como bons discípulos.
Conheça mais sobre nosso pai fundador aqui.
Com grande devoção à Boa Mãe e tendo como lema “Tudo a Jesus por Maria, tudo à Maria para Jesus”, vemos em Nossa Senhora as atitudes de mãe e discípula de Jesus, enxergando nisso, nossa própria espiritualidade e vida fraterna, marcada pelo “‘espírito de família’ feito de amor, perdão, apoio mútuo, esquecimento de si, abertura aos outros e alegria” (Constituições e Estatutos n. 3).
Neste conteúdo, você vai conferir o que faz um Irmão Marista, quem são eles e quais seus papéis na vida consagrada. Também descobrirá como discernir sua vocação para a vida religiosa consagrada Marista. Boa leitura!
Quem são os Irmãos Maristas?
Para entender melhor quem é e o que faz um Irmão Marista, é preciso saber mais sobre a nossa história.
O Instituto dos Irmãozinhos de Maria, atual Instituto Marista, foi fundado em 2 de janeiro de 1817, em um pequeno vilarejo da França chamado La Valla. Nosso pai fundador, São Marcelino Champagnat, via que o acesso à educação era privilégio para poucos, então, em um gesto de confiança, ele deu início à missão de educar e evangelizar crianças e jovens, especialmente os mais vulneráveis.
Clique aqui e descubra a importância da evangelização nos tempos atuais.
Em 1863, o Instituto obteve aprovação da Santa Sé, passando a ser oficialmente considerado um Instituto religioso de Irmãos Maristas das Escolas, ou apenas Irmãos Maristas. Atualmente, contamos com mais de 2300 Irmãos nos cinco continentes, que abraçam a vocação Marista e dão continuidade ao projeto de vida de Champagnat.
“Somos irmãos de Cristo, irmãos entre nós e irmãos de todos, especialmente dos mais pobres e necessitados. Irmãos para que reine maior fraternidade na Igreja e no mundo. Seguimos Jesus Cristo, nosso Senhor, pela profissão pública dos conselhos evangélicos e moldamos nossas vidas de acordo com o Evangelho no serviço fraterno” (Constituições e Estatutos, n. 2).
Como homens consagrados a Deus, que seguem Jesus do jeito de Maria, em comunidade, abraçamos a vida religiosa por meio da profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência, segundo os ensinamentos de São Marcelino Champagnat.
O que faz um Irmão Marista no dia a dia?

Buscamos viver integralmente as três dimensões do nosso carisma: a relação fraterna em comunidade, a espiritualidade apostólica marista e nossa missão a serviço da Igreja, pois acreditamos que por meio delas, tornamo-nos uma presença de Maria na sociedade.
De modo geral, nossa atuação é dedicada à formação de pessoas éticas e solidárias, com ênfase nas crianças e adolescentes mais vulneráveis. Atendendo à missão marista de “ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria” buscamos caminhar lado a lado com aqueles que mais necessitam.
Saiba mais sobre a jornada de vida dos Irmãos Maristas aqui.
Qual a importância da missão dos Irmãos Maristas?
Marcelino nos confiou a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, e fazemos isso por meio da formação integral e humana dos jovens tocados pelo carisma marista.
“Através de nossa vida e presença, os jovens, suas famílias e as comunidades a que pertencem ficam cientes de que são amados pessoalmente por Deus. O bem-estar, a segurança e a proteção das crianças e jovens são uma importante prioridade e a primeira responsabilidade de cada irmão, de cada comunidade e obra marista e de todo o Instituto” (Constituições e Estatutos n. 4).
Hoje, atuamos em diversas frentes: evangelização, pastorais (como a Animação Vocacional, que acompanha o desenvolvimento social e espiritual dos membros do Instituto), docência, administração e gestão. Estamos onde o Senhor nos enviar, fundamentando nossa unidade na herança espiritual deixada pelo Padre Champagnat e transmitida por tantos Irmãos que continuaram e continuam sua obra.
A importância dos Irmãos Maristas, portanto, é vista na entrega e no serviço, na educação e na evangelização, comprometidos com a formação do próximo, mas também com nossa própria formação permanente ao longo de toda a nossa vida.
Conheça mais detalhes sobre a vida dos Irmãos Maristas aqui.
Como discernir a vocação para ser um Irmão Marista?
Nosso carisma inspira algumas pessoas a viverem suas vocações como Maristas, seja como Irmão, leigo ou sacerdote. Por isso, contamos com uma Cultura Vocacional que visa proporcionar “oportunidades formativas para que as pessoas possam descobrir o chamado pessoal de Deus e responder a Ele oferecendo o dom da própria vida” (Constituições e Estatutos n. 64).
Propomos itinerários formativos e experiências que educam e acompanham o discernimento e o compromisso dessas futuras vocações, em comunhão com a Igreja e com o Instituto.
Para discernir o seu chamado e descobrir, na prática, o que faz um Irmão Marista em sua missão de vida, basta preencher nosso formulário vocacional e aguardar nosso contato. Com você, vamos rezar, entender e discernir o propósito divino da sua vida, seja enquanto Irmão Marista ou não.
Neste processo de discernimento vocacional, você conhecerá profundamente nosso Instituto, entenderá o que o Senhor deseja para a sua vida e será formado, a fim de que atinja a plena maturidade em Cristo, seguindo Jesus como Maria, e, posteriormente, caso seja da vontade de Deus, consagre livremente sua vida a Ele, “vivendo em comunidades apostólicas, e disponíveis a serviço da missão global confiada ao Instituto” (Constituições e Estatutos n. 62).
Conclusão

O que faz um Irmão Marista, então? Um Irmão Marista vive uma vocação de amor e serviço, dedicando-se à missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado por meio da educação e da evangelização.
Assim, inspirados pelo exemplo de São Marcelino Champagnat e guiados pelo carisma marista, assumimos o compromisso de formar cidadãos éticos e solidários.
Se você sente o desejo de se dedicar ao próximo e a Deus por meio da vida consagrada, faça seu discernimento vocacional e entenda se Deus te chama a ser um Irmão Marista.
Entre em contato conosco por meio do nosso formulário vocacional e descubra como essa missão pode transformar a sua vida e a de muitas outras pessoas.
Acompanhe-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece em nosso carisma e missão.


Saiba mais sobre